O escritório Saatchi & Saatchi foi projetado de tal maneira que os espaços capacitem o incentivo a uma atmosfera social que encoraje sua equipe a desenvolver criatividade e imaginação através de um local de trabalho inovador, onde objetos do dia a dia possam ser utilizados como inspiração para ideias.
O escritório é dividido em duas áreas: a zona de criação e a zona administrativa. A primeira é projetada para ser um espaço amplo e bem iluminado, de tal forma que o ambiente consiga criar um canal de comunicação entre os funcionários e com o exterior, dividindo experiências e ideias e fazendo com que trabalhem unidos, como uma família.
Em contraposição, a zona administrativa possui uma atmosfera mais sóbria, ainda que seja decorada com elementos de diversas cores, o que pretende quebrar com clima mais sério que esse espaço adquire e ainda estimular o trabalho. Unindo essas duas áreas, há uma área mais descontraída, tornando-a um ambiente que remete ao lazer, além de abrigar os serviços da edificação.
Para que esse tom divertido ocorra no escritório, os arquitetos exploraram o uso de objetos cotidianos e subverteram suas funções usuais, como o uso da bicicleta de apoio para a mesa de reunião, que pode ser rearranjada em duas mesas menores ou mesmo a mesa de entrada, colocada sobre rodas como um ônibus imaginário que pode se mover com a função de um café/bar que pode complementar as áreas de estar, assim como pode ser um balcão de recepção.
Nessa mesma linha de pensamento, algumas mesas que servem como aparato para o convívio e o estar dos funcionários foram estruturadas de tal forma que o conjunto de banco e mesa forme um nicho, parecido com cabines de trem, dando privacidade e diferenciando esse ambiente interno do externo a ele. O bar também vira uma área de descanso ao mesmo tempo em que serve de uma espécie de cozinha estendida. Além disso, o mural de anotações do escritório é maior que a dimensão usual cobrindo toda uma parede de um dos lados da zona de criação.
Um importante objetivo do projeto é aproveitar o pequeno espaço através da criação de diversos usos dentro de um mesmo objeto ou elemento.
- Conclusão: Outubro 2011
- Cliente: Joel Clement/Saatchi & Saatchi Thailand